A Sol do Ave é uma Associação de Direito Privado sem Fins Lucrativos, que intervém no domínio do desenvolvimento regional, correspondendo a sua área geográfica de intervenção à globalidade da NUT III - Ave.
A sua constituição decorre, em parte, das conclusões do I Plano Estratégico do Vale do Ave, da responsabilidade da Associação de Municípios do Vale do Ave (AMAVE), apresentado em 1992. À data, o Vale do Ave apresentava carências ao nível da existência de Entidades que interviessem nas diferentes dinâmicas do desenvolvimento, mais precisamente, nas suas componentes imateriais. É pois, neste contexto, que se apresentava a necessidade de criação de uma Entidade que pudesse ser um Agente de Desenvolvimento Activo e Participativo no processo de mudança e de modernização do Território. Desta forma, por iniciativa da AMAVE e de um conjunto de jovens à procura do primeiro emprego, começava a ser trabalhado o Projecto SOL DO AVE que culminou com a constituição formal desta Entidade em Julho de 1993.
Constituída como uma ILE, a Sol do Ave recebeu, da Comissão Europeia, o Prémio ILE Mulheres, por se tratar de um projecto inovador, de extrema importância para a região e criado e gerido por mulheres.
Desde então a Sol do Ave tem vindo a implementar um conjunto de acções no domínio do desenvolvimento da região, designadamente nas suas componentes mais imateriais, dando corpo à sua Missão.
Missão
Contribuir para a promoção do Desenvolvimento Integrado do Vale do Ave, adoptando práticas de trabalho em rede e de relacionamentos de proximidade, promovendo iniciativas mais inovadoras, inclusivas e de reforço da coesão territorial, materializando uma postura de responsabilidade social.
- Elaboração de Estudos;
- Realização de Campanhas, Seminários, Conferências e Colóquios;
- Realização e promoção de formação profissional;
- Implementação de programas e projectos de âmbito económico, social e cultural;
- Implementação de Equipamentos Sociais e Serviços;
- Promoção de melhoria das condições de habitação;
- Cooperação inter-regional e internacional.
- Promoção de Igualdade de Oportunidades entre Homens e Mulheres;
- Consultoria, orientação e assistência operacional ás empresas ou organismos públicos, em matérias de planeamento, organização, controlo, informação e gestão; reorganização de empresas; gestão financeira e outros serviços administrativos.
- Qualificação Formação;
- Desenvolvimento Rural;
- Desenvolvimento Social;
- Prestação de Serviços.