Terapia Familiar no C.A.F.A.P.
Uma vez por mês, a partir das 17.30h, realizam-se no C.A.F.A.P. sessões de Terapia Familiar com 3 famílias destinatárias da intervenção social do Projecto Despertar. A iniciativa principiou em Janeiro deste ano, e tem a duração de 6 meses por família, havendo, contudo, a possibilidade de se prolongar por mais tempo, de acordo com o sucesso das metas atingidas e com as necessidades do público-alvo.
O objectivo central da terapia familiar é o de procurar recursos internos, no seio familiar, que permitam encontrar soluções para superar e gerir os conflitos familiares, da melhor forma possível.
Utilizando uma metodologia participativa, o levantamento de necessidades faz-se através de duas abordagens. Numa primeira fase pretende-se saber se a família corresponde ao problema levantado, bem como perceber como é que a mesma família vivencia o seu problema, ou mesmo se existem outros problemas familiares. Na segunda abordagem dá-se então inicio à terapia, através da qual se realizam algumas sessões, onde se promovem intervenções que passam pela aplicação do modelo de questionário circular, que pretende que todos os elementos da família verbalizem qual o sintoma/problema e a forma como o vivenciam, promovendo a comunicação intrafamiliar. Encontrar estratégias familiares que permitam aos membros ultrapassar os problemas, apontando eles próprios soluções, é também um dos métodos da terapia.
Quanto à avaliação, esta é feita mensalmente, analisando a forma como a família se sentiu no mês passado, estabelecendo o ponto de situação de uma sessão para a outra, verificando o cumprimento das tarefas definidas pela terapeuta, questionando se as tarefas foram ou não concluídas e quais os motivos. As sessões funcionam em função do feed-back demonstrado pelos membros familiares, referindo a técnica responsável que “houve famílias, em que novos membros se ofereceram para frequentar as sessões, pois gostaram imenso de uma simples avaliação”.