participe edrva v2  Novo Projetoterr sabor 

  Placa Explicativa LEADER 1 v2

sifin v2

bannerDir_Fotob1Em 1999, as Nações Unidas (ONU) designaram oficialmente 25 de Novembro como Dia Internacional pela Eliminação da Violência  contra a Mulher. Antes desta indicação da ONU, o dia 25 de Novembro já era vivido pelo movimento internacional de mulheres. A data está relacionada com a homenagem a Tereza, Mirabal-Patrícia e Minerva, presas, torturadas e assassinadas em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo.

De acordo com o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, a violência contra as mulheres está em contradição flagrante com a promessa, contida na Carta das Nações Unidas, de "promover o progresso social e elevar o nível de vida dentro de um conceito mais amplo de liberdade". As consequências não são apenas as visíveis e imediatas. As mortes, as lesões, os gastos médicos e a perda de emprego são apenas a ponta do iceberg. Cada vez mais os homens se manifestam contra esta mancha na nossa sociedade. A "Campanha do Laço Branco" e o V-men, a versão masculina do V-day, são bons exemplos desta mobilização mundial. E, a nível local, alguns homens ensinam outros que há outra via e que "os homens sérios não batem em mulheres".

A "Campanha do Laço Branco" surge na sequência do Massacre de Montreal que ocorreu a 6 de Dezembro de 1989. O massacre foi desferido por Marc Lépine, que expressando o seu ódio pelas mulheres em geral, invadiu uma aula de Engenharia Mecânica do Politécnico de Montreal e atirou indiscriminadamente sobre estudantes do sexo feminino. No total, 14 estudantes do sexo feminino morreram, e 13 foram feridas.

O crime mobilizou a opinião pública de todo o Canadá, gerando amplo debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres e a violência gerada por esse desequilíbrio social. Assim, um grupo de homens decidiu organizar-se para reconhecer que existem homens que cometem a violência contra a mulher, mas para afirmar que também existem aqueles que repudiam essa violência. Assim lançaram uma campanha para demonstrar que eram contra a violência contra a mulher e iniciaram a Campanha do Laço Branco (White Ribbon Campaign), distribuindo  cerca de 100.000 laços entre os dias 25 de Novembro e 6 de Dezembro.

Com uma acção no âmbito da violência doméstica, o Projecto Territórios_IN não podia deixar de aderir a esta campanha, no próximo dia 25 de Novembro, nos diferentes municípios onde intervém.

 

Junte-se a nós nesta Campanha dos Laços Brancos. Vamos assinalar este dia e dizer NÃO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES.

Powered by Amazing-Templates.com 2014 - All Rights Reserved.